O Castelo de Harlech (em inglês: Harlech Castle), localizado em Harlech, Venedócia, País de Gales, é um castelo concêntrico, construído no topo duma falésia junto ao Mar da Irlanda. Arquitetonicamente, é particularmente notável pela sua sólida portaria.
Construído pelo rei Eduardo I de Inglaterra durante a sua conquista de Gales, o castelo foi objeto de vários assaltos e cercos durante o seu período de uso ativo como fortificação. O cerco de sete anos ao castelo, durante a Guerra das Rosas, foi imortalizado na famosa canção “Men of Harlech”. O castelo está classificado como Património Mundial da Humanidade, integrado no sítio Castelos e Muralhas do Rei Eduardo em Venedócia.
CONSTRUÇÃO
A construção do Castelo de Harlech começou em 1283, como parte da segunda campanha galesa do rei Eduardo I de Inglaterra. O castelo fazia parte do anel de ferro de Eduardo em volta de Snowdonia, um cordão de novos castelos destinada a cercar o príncipe. Como muitos dos castelos da região, Harlech foi desenhado pelo Mestre James of St. George. O edifício demorou sete anos a construir e a sua edificação teve um custo estimado de 8.190 libras (correspondentes a 88 milhões em 2009). Depois da sua conclusão, James foi nomeado Condestável do Castelo de Harlech, uma posição que manteve por mais de três anos.
Todos os castelos da segunda campanha galesa de Eduardo I foram situados de forma a que pudessem ser abastecidos a qualquer momento. Harlech não estava sempre isolado; o mar costumava chegar à base dos penhascos.
O castelo está construído segundo uma planta concêntrica, com uma linha de defesa encerrada por outra. As paredes exteriores são muito mais curtas e delgadas que as poderosas paredes interiores e não possuem torres a defendê-las além das da pequena portaria. O pátio interior é praticamente quadrado, com uma grande torre redonda em cada canto. Os edifícios domésticos, incluindo o grande hall, foram construídos contra o interior das muralhas internas. Uma vez que os penhascos circundantes tornavam praticamente impossível atacar o castelo, com excepção do lado leste, este lado é enfrentado pela imponente portaria. A portaria é flanqueada por duas sólidas torres em forma de D e defendido por uma série de portas, grades e “buracos assassinos”. Notavelmente, existem largas janelas na face interna da portaria.
No responses yet